APRESENTAÇÃO 16º CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS (CBAS)

 

Tendo como tema os 40 anos da virada do Serviço Socialo 16º CBAS certamente será mais um memorável Congresso na história dessa categoria.

Em 1979 o 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais ficou conhecido como o “Congresso da Virada” e se tornou um marco simbolizando um processo mais amplo, de variadas expressões, que mudou a configuração do Serviço Social no Brasil.

Em 2019 o conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO convidam você a comemorar, mas sobretudo a reafirmar, essa escolha realizada a 40 anos de nos comprometermos com uma agenda profissional que é parte das demandas dos trabalhadores/as tendo como horizonte uma sociedade emancipada e livre de todas as formas de exploração e opressão.

O 16º CBAS será local para refletir sobre a atualidade dos desafios postos aos/às assistentes sociais diante de um contexto que tem agravado severamente a desigualdade social no país e, simultaneamente, reafirmado a direção neoliberal para as políticas de enfrentamento à “questão social”. Assistentes sociais têm sido chamados/as a operacionalizar serviços cada vez mais focalizados e a administrar a escassez de possibilidades de atender as demandas da população usuária empobrecida e violentada em seus direitos humanos mais elementares. O enfrentamento desses desafios requer estratégias coletivas e o CBAS tem sido, historicamente, uma oportunidade de debatê-las possibilitando qualificados espaços de atualização profissional e organização política.

Nessa edição as entidades organizadoras estão aprofundando algumas alterações na estrutura do Congresso, iniciadas no último CBAS (Olinda, 2016). O Congresso será realizado no ginásio Nilson Nelson, na cidade de Brasília, entre os dias 13 e 17 de novembro de 2019 e está sendo projetado para um público de 10.000 pessoas. Isso significa ousar no sentido de ampliar as possibilidades de participação de profissionais, na medida do crescimento dessa categoria que já ultrapassa 180 mil inscritos/as no Brasil. Serão 4 plenárias centrais, 09 plenárias simultâneas, espaços de apresentação de trabalhos e lançamento de livros, conforme pode ser conferido no link de programação (ainda em versão preliminar) aqui no site.

Também estão disponíveis aqui as normas para elaboração dos trabalhos, prazos de envio e informações sobre as inscrições. Confira e reserve sua agenda para esse compromisso em 2019! Venha construir conosco o 16º CBAS e reafirmar a atualidade do projeto profissional do Serviço Social brasileiro!!!

 

Comissão Organizadora 16º CBAS

Realização:

 

Organização: