NORMAS PARA
ENVIO DE TRABALHOS
ATENÇÃO:
Assim como nas edições anteriores do CBAS, não haverá apresentação de trabalhos na modalidade oral. Os trabalhos completos serão publicados nos
Anais do Congresso.
1. Prazo para Submissão
O prazo final para envio de trabalhos é 15 de julho de 2025, às 23h59 (horário de Brasília).
2. Autoria e Inscrição
• Cada trabalho pode ter até 10 autores.
• Cada autor(a) pode submeter até 2 (dois) trabalhos, seja como autor(a) principal ou coautor(a). Esse limite se aplica mesmo no caso de reprovação dos trabalhos submetidos.
• Os dados de identificação e filiação institucional serão ser preenchidos no formulário de submissão e não devem constar no corpo do trabalho.
• Trabalhos que contenham identificação indevida ou ultrapassem o limite de páginas serão recusados.
3. Submissão dos Trabalhos
Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo site do evento: www.cbas.com.br.
3.1. Critérios para Submissão
• O/a autor(a) responsável pela submissão deve estar inscrito no evento.
• O formulário de submissão deve conter:
Natureza do Trabalho:
â–ª Sistematização de trabalho profissional;
â–ª Relato de experiência;
â–ª Resultado de pesquisa;
â–ª Reflexão teórica.
Indicação do Eixo Temático:
â–ª Trabalho, Questão Social e Serviço Social
Ementa: Formação brasileira e questão social; racismo, patriarcado e capitalismo na determinação da questão social; expressões da questão social na contemporaneidade; transformações no mundo do trabalho e seus rebatimentos e desafios no trabalho profissional; trabalho e questão social; espaços sócio-ocupacionais do trabalho de assistentes sociais no enfrentamento às expressões da questão social.
â–ª Política Social e Serviço Social
Ementa: Estado, fundo público e política social; trabalho profissional, direitos sociais e políticas sociais; análises e/ou relatos profissionais sobre as diferentes políticas sociais, como assistência social, saúde, previdência, educação, habitação e outras.
â–ª Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional
Ementa: O trabalho da/do assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais; tecnologia da Informação e Comunicação e o trabalho profissional; atribuições e competências profissionais; estágio supervisionado; identidade e perfil profissional da/do assistente social na sua relação com as populações atendidas; perfil docente e discente; formação profissional; o debate sobre os fundamentos do Serviço Social.
â–ª Movimentos Sociais, Resistências e Serviço Social
Ementa: Serviço Social, movimentos sociais e educação popular; trabalho profissional e movimentos sociais, organização e participação popular (coletivos, redes e frentes de organização política) e lutas anticapitalistas (movimentos sindicais, feministas, LGBTQIA+, anticapacitista, negros, ambiental, indígenas, povos e comunidades tradicionais, urbanos, camponeses, crianças, adolescentes, pessoas idosas, dentre outros); consciência e lutas de classes; atuação profissional junto aos movimentos sociais como espaço ocupacional.
â–ª Ética, Direitos Humanos e Serviço Social
Ementa: Reflexões sobre ética e/ou direitos humanos no trabalho profissional de assistentes sociais; direitos humanos na história e formação brasileiras; relação entre direitos humanos, democracia e Serviço Social; ética profissional e direitos humanos; afirmações e desafios do projeto ético-político do Serviço Social frente ao conservadorismo; violação de direitos e violências contra crianças, adolescentes, idosas(os) e outras populações.
â–ª Questões Agrária, Urbana e Ambiental
Ementa: O trabalho profissional e o contexto da produção destrutiva do capital e seus rebatimentos na vida camponesa, rural, urbana e ambiental; o desmonte das políticas agrárias, urbanas e ambientais; as estratégias de luta e resistência da classe trabalhadora no enfrentamento às questões agrária, urbana e ambiental; impactos da crise climática para a classe trabalhadora e Serviço Social.
â–ª Serviço Social e Relações de exploração-opressão de sexo-gênero-sexualidades, raça-etnia
Ementa: Serviço Social, feminismos, transfeminismo e antirracismo; sistema patriarcal, cisgeneridade, heterossexismos e heterossexualidade obrigatória; famílias homoafetivas; violências contra mulher; relações sociais de sexo-gênero-sexualidades; direitos sexuais e reprodutivos; divisão sexual e racial do trabalho; Estado, raça-etnia e racismo estrutural no Brasil; relações étnico-raciais; questão indígena; genocídios étnico-raciais; LGBTQIA+fobia, sexualidades; diversidade sexual, corpos e sexualidades dissidentes; lutas de enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbohomotransfobia no Brasil; relações entre sexualidades, identidades de gênero e o trabalho profissional dos/as assistentes sociais.
Outras informações:
â–ª Título do trabalho;
â–ª Nome completo e CPF dos(as) autores(as);
â–ª Instituição de cada autoria (por extenso e sigla);
â–ª Nome e contato da autoria responsável pelo envio.
3.2. Envio do Arquivo
Após preencher as informações no formulário, o autor deve anexar o trabalho em formato Word (.doc ou .docx).
4. Formatação dos Trabalhos
• O trabalho deve seguir as normas vigentes da ABNT.
• Extensão entre 7 e 10 laudas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e referências.
• Papel A4, fonte Arial 11, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5 entrelinhas e texto justificado.
• Citações longas devem ter espaçamento simples, fonte Arial 9, recuo de 4 cm da margem esquerda.
• Primeira página:
o Título do trabalho (maiúsculo e negrito) e subtítulo (se houver, minúsculo, sem negrito).
o Resumo (até 400 caracteres com espaço), em português, inglês e espanhol, espaçamento simples e recuo de 5 cm da margem esquerda.
o Palavras-chave: de 3 a 5.
5. Publicação e Apresentação
• Após a divulgação dos trabalhos aprovados, pelo menos um dos autores deverá efetuar o pagamento da inscrição até o dia 24 de outubro de 2025.
• Apenas os trabalhos cujos autores realizarem o pagamento dentro do prazo terão seus textos publicados integralmente nos Anais do Congresso.
• Somente os trabalhos aprovados e publicados na programação do CBAS poderão ser apresentados no evento.
• Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na modalidade pôster.
• A apresentação em pôster não dispensa o envio do trabalho completo para fins de publicação nos Anais.
• O pôster, em papel ou lona, deverá ser produzido e impresso pelo(a) apresentador(a), respeitando as dimensões máximas de 90 cm de largura por 120 cm de altura, em orientação retrato.